segunda-feira, 25 de julho de 2011

Que sei eu...


(Imagem da Net)


Que sei eu da razão se a razão
me corrói e me despedaça o coração...

Eu, ou esse cadáver de mim,
com que me cruzo a cada esconso dia
temos histórias, temos mistérios escondidos
na velha arca dos nossos confins...
E tudo o que devíamos ter dito,
tudo o que pensámos e nunca dissemos,
tudo o que sonhámos e não vivemos...
tudo guardamos, tudo armazenamos,
no abarrotar de nós próprios e dos nossos lixos,
julgando éticos um outro amanhã
reciclado, diferente, transformado!

Que sei eu da verdade, se a verdade
me molesta e me cerca de saudade...

Eu, ou esse fantasma de mim,
de que me escondo amedrontada
temos trapos e vestes brancas de magia
impregnadas de odores e noites frias,
bancos de luz, e laivos de poesia,
que deitamos em lençóis de linho vazios ...
E tudo o que tocámos e não quisemos,
tudo o que tivemos e não merecemos
se vira contra nós em vigílias insones,
no macabro desfilar dos nossos íntimos
e mais recônditos horrores !

Que sei eu do amor se o amor
me magoa e me corrói de dor...

Eu, ou esse outro lado de mim,
com que me diferenço e distingo
temos catedrais de sonho e de cor,
festins carnais e madrugadas de esplendor...
E tudo o que acalentámos e nos deixou,
tudo o que amámos e nos amou,
tudo o que desejámos ou esquecemos,
tudo nos une: pele, sangue, ato, ritual, mito,
(barcos nas gavetas da memória,
pétalas duma roseira que não murchou),
no reescrever das páginas dum amar sem fim!

Que sei eu de mim, se cansada de mim
me declino no sofá do meu camarim...

Eu, ou essa sombra de mim,
com que me espelho e me reflito
temos a feira das nossas vaidades,
as pérolas, o âmbar das cumplicidades...
E tudo o que vestimos nos despe,
tudo o que parecemos não somos
tudo o que pensamos e alcançamos,
tudo conspira na essência do eu: asa,
poder, cérebro, graça e emoção
na maquilhagem perfeita da intuição
na infinita sede do quase...quase divino!

Que sei eu de nós, se afinal nós
herdámos a genética dos avós...

Eu...e essa alma gémea de mim!!!


Isabel Branco


Sem comentários: